Sucesso à toda comunidade escolar

domingo, 12 de setembro de 2010

Rol de conteúdos para turma de 5 anos


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMACAN
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

-2010-

PROGRAMA PARA O GRUPO DE 05 ANOS


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

®  Textos produzidos pelos alunos tendo o professor como escriba;
®  Leitura compartilhada; (textos narrativos, conto, fábulas, poesias, trava-língua,  bilhetes, embalagens, rótulos, panfletos informativos, de propaganda);
®  Observação e manuseio de materiais impressos (livros, revistas, histórias em quadrinhos,fotografias, etc);
®  Considerar os níveis de hipóteses de escrita e de leitura das crianças;
®  Escrita e reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário; (uso da ficha com nome completo)
®  Transmissão de recados e avisos, construção de frases;
®  Descrição de gravuras; (criação de histórias tendo o professor como escriba);
®  Reconto de histórias;
®  Reconhecimento da base alfabética (cursiva, imprensa, maiúscula e minúscula);
®  Lista de palavras, usadas de forma lúdica (brincando com palavras: construindo lista de frutas, brinquedos...) trabalhando a sonorização inicial (num momento) e depois  a final;
®  Formação de palavras no contexto: de brincadeiras, frutas, alimentos...
®  Contato com a tecnologia da comunicação e informativa introduzindo os códigos da informática e o video (apropriado) adotando uma atitude crítica.

ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
DOMÍNIO DA EXPRESSÃO MOTORA
- Desenvolvimento e vivencia das formas de utilizar e sentir o corpo – trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, balançar, rodopiar, etc.
- Desenvolvimento da expressão motora global utilizando materiais e espaços próprios apetrechados para a prática da atividade(saltar obstáculos, passar embaixo de cordas, por cima, etc)
- Conhecimento, interiorização e vivificação do esquema corporal. (por meio de música e movimento, exercícios físicos psicomotores,  toque, brincadeiras etc)
- Aquisição da lateralidade (brincadeiras, canções, jogos...
-Coordenação e dinâmica geral (atividades de socialização, brincadeiras – pular corda, bater palmas, pular em sincronia, rodar pela esquerda/direita,  andar na ponta do pé, apoiando o calcanhar,
- Percepção e estruturação espacial.
- Desenvolver a motricidade fina relacionando-se com a utilização dos diferentes segmentos corporais – manipulando os diversos objetos do seu quotidiano: cortando papel com os dedos, coletando materiais pequenos  com dedos em pinça, enfiando canudinhos em náilon, colando lantejoulas ou sobras de EVA, etc
- Aquisição de uma adequada organização e estruturação temporal. (através de músicas, brincadeiras, leitura de histórias,  jogos que trabalhem o antes, depois, agora, ontem, hoje amanhã, etc.
-Produção de sons diversos em diferentes intensidade, altura, duração.
-Identiicação e representação de diferentes sons da natureza e do cotidiano;
-Utilização de dança como forma de ritmo produzido pelo corpo;
- Percepção auditiva de vários tipos de músicas: clássica, popular, instrumental...
-Desenvolvimento da expressão dramática (mímicas,representação de papéis,utilização de fantoches, sombras, adereços, máscaras etc)


LINGUAGEM MATEMÁTICA
®  Classificar, ordenar, seriar, agrupar e comparar objetos em função de diferentes critérios;
®  Comparação, associação, identificação de escrita numérica com registros não convencionais e convencionais;
®  Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
®  Geometria: círculo, quadrado, retângulo e triângulo, curvas abertas e fechadas;
®  Orientação temporal: antes/depois, noite/dia, ontem/hoje/amanhã;
®  Consciência do tempo – calendários, relógios, ampulhetas, … - Vivenciar e experimentar situações de deslocação no espaço, do próprio corpo e de objetos, verbalizando as ações através da representação gestual ou gráfica.
®  Contacto, de forma lúdica, com medidas de capacidade (brincadeiras com água, …).
       Contacto, de forma lúdica, com medições (altura dos meninos,...).

CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS:
®  Textura – áspero/liso, duro/mole/macio;
®  Distância: próximo/distante/entre;
®  Espessura: grosso/fino;
®  Posição – dentro/fora, fechado/aberto, sentado/em pé, de costas/de frente, atrás/ ao lado, no meio/ em cima/embaixo, perto/longe;
®  Medidas – leve/pesado, cheio/vazio;
®  Largura: largo/estreito.
®  Sinais: +,-,=,¹ apenas a apresentação;
®  Cores primárias e algumas secundárias (mistura de cores de forma lúdica)

NATUREZA E SOCIEDADE
®  Eu (como sou?) – identidade, registro de nascimento-
®  A Escola (creche) suas dependências e as pessoas que ali trabalham, suas funções;
®  A história da escola/creche;
®  Organização e funcionamento da escola/creche (regras, normas, direitos e deveres, cuidados com os materiais, rotinas básicas);
®  O caminho de casa até a escola/creche (distância, meio de transporte, companhia, pontos de referência) endereço da escola;
®  A sala de aula (o que tem, como é, precisa ser cuidada) e os materiais escolares importância e cuidado;
®  O corpo humano; (partes  principais do corpo  e suas funções, cuidados, importância)
®  Higiene do corpo e do ambientes (cuidados, conservação e preservação);
®  Os cinco sentidos (importância e funcionalidade);
®  Meus coleguinhas (nomes, do que gostam...);
®  Minha família; (valorização da história de vida das famílias, reconhecimento de si próprio como membro de uma família, identificação dos membros da família, relação de parentesco);
®  Percepção da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;
®  A casa e suas dependências;
®  As profissões e suas importâncias sociais;
®  Os transportes - tipos;
®  O transito – cuidados e importância  -
®  As comunicações – meios de comunicação
®  Contato com a tecnologia da comunicação e informativa introduzindo os códigos da informática e o video (apropriado) adotando uma atitude crítica.
®  As  estações do ano;
®  O Meio Ambiente – cuidados  necessários
®  Lixo – coleta seletiva e reciclagem – o lixo tem a sua casa;
®  A água e suas utilidades; (observação e realização de experiências relacionadas aos estados físicos da água, observação dos fenômenos da natureza: nuvem,chuva...,experimentação com objetos que afundam, corpos que flutuam)
®  Água potável importância para a saúde;
®  Os animais;(características físicas, locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, bico/boca, pata/perna/garra, pêlo/pena/escama) e as necessidades (água, ar, etc.), importância na natureza
®   As plantas; (partes do vegetal e funções), necessidades (água, ar, luz, terra) através da observação e realização de experiências; conhecimento das diversas fases do desenvolvimento do vegetal;
®  Datas comemorativas;

ARTES
O FAZER ARTISTICO
®  Criação de desenhos, pinturas, modelagens;
®  Desenho a partir do que foi observado;
®  Montagem de painéis, cartazes;
®  Expressão corporal;
®  Apreciação em artes visuais;
®  Leitura de imagens diversas;
®  Apreciação de suas produções e dos colegas;
®  Utilização de refugos da natureza para produzir arte.
Apresentação de artes cênicas: dramatizações.  Músicas, danças, mímicas,  recital de poesias etc

ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
®  Colocar na boca pequenas quantidades de alimentos;
®  Mastigar com a boca fechada;
®  Mastigar bem os alimentos;
®  Não misturar na boca sólido e líquido, ingerir primeiro o sólido, em seguida o líquido;
®  Arrumar os brinquedos espalhados pela sala;
®  Cuidado com o material escolar e de uso pessoal;
®  Manter limpa e em ordem a sala de aula;
®                         Abrir e fechar torneiras;
®  Dar descarga e lavar as mãos;
®  Suspender a tampa do vaso sanitário quando usa-lo (menino);
®  Vestir camisa, blusa, camiseta; enfiar, amarrar e dar laços em cadarças;
®  Colocar a cadeira no lugar após levantar.

SOCIALIZAÇÃO
®  Aprender a cumprimentar as pessoas com gestos de cordialidade;
®  Pedir licença, por favor, obrigado, desculpas. (propor situações dramatizadas para que a criança possa usar o vocabulário citado acima);
®  Esperar a vez de falar, saber ouvir.
®  Prestar favores e agradecimentos.

TEMAS TRANSVERSAIS – IMPORTANTES

·      Meio Ambiente (preservação, cuidado, nosso lixo precisa ter a sua casinha - coleta seletiva, o lixo nasce novamente - reciclagem)
·      Nossa Saúde depende dos nossos hábitos
·      Nosso planeta precisa ser bem tratado
·      Água fonte de vida na Terra

Observação: Todos os conteúdos de EI, sejam de natureza conceitual, atitudinal ou procedimental devem ser trabalhados de forma lúdica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário