Sucesso à toda comunidade escolar

domingo, 12 de setembro de 2010

Rol de conteúdos para turma de 2 e 3 anos


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMACAN
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

-2010-

 

 

PROGRAMA PARA O GRUPO DE 02 E 03 ANOS

                                                                                                                                                 

 

Linguagem Oral e Escrita

®         Ampliação de vocabulário (na rodinha, através de conversas informais, histórias, novidades, entrevistas);
®         Aquisição, enriquecimento e relato de experiências (excursões, passeios, visitas, conversas);
®         Participação em situações de leitura de diferentes gêneros, feita pelos adultos, como: contos, poemas, parlendas, trava-línguas, fabulas, contos – pequenos textos
®         Observação e manuseio de materiais impressos (livros, revistas, histórias em quadrinhos, fotografias. Jornal etc);
®         Interpretação de gravuras: fotos, imagens diversas, metade de uma imagem, ex: laranja, maçã...(Oral)
®         Apresentação do nome; (através de crachás, de músicas, mural etc)
®         Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita; (escrita de bilhete tendo o professor como escriba)
®         Contato com as novas tecnologias da informação e comunicação, desenvolvendo a atitude crítica – educação para a mídia – introdução ao código informático –
®         Visionamento de vídeos (curtos e adequados a faixa etária)
®         Atividades lúdicas: aprender músicas variadas (movimento), rimas, advinhas brincadeiras folclóricas, jogos, dramatizações;  jogral

ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
DOMÍNIO DA EXPRESSÃO MOTORA
- Desenvolvimento e vivencia das formas de utilizar e sentir o corpo – trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, balançar, rodopiar, etc.
- Desenvolvimento da expressão motora global utilizando materiais e espaços próprios apetrechados para a prática da atividade(saltar obstáculos, passar embaixo de cordas, por cima, etc)
- Conhecimento, interiorização e vivificação do esquema corporal. (por meio de música e movimento, exercícios físicos psicomotores,  toque, brincadeiras etc)
- Aquisição da lateralidade (brincadeiras, canções, jogos...
-Coordenação e dinâmica geral (atividades de socialização, brincadeiras – pular corda, bater palmas, pular em sincronia, rodar pela esquerda/direita,  andar na ponta do pé, apoiando o calcanhar,
- Percepção e estruturação espacial.
- Desenvolver a motricidade fina relacionando-se com a utilização dos diferentes segmentos corporais – manipulando os diversos objetos do seu quotidiano: cortando papel com os dedos, coletando materiais pequenos  com dedos em pinça, enfiando canudinhos em náilon, colando lantejoulas ou sobras de EVA, etc
- Aquisição de uma adequada organização e estruturação temporal. (através de músicas, brincadeiras, leitura de histórias,  jogos que trabalhem o antes, depois, agora, ontem, hoje amanhã, etc.
-Produção de sons diversos em diferentes intensidade, altura, duração.
-Identificação e representação de diferentes sons da natureza e do cotidiano;
-Utilização de dança como forma de ritmo produzido pelo corpo;
- Percepção auditiva de vários tipos de músicas: clássica, popular, instrumental...
-Desenvolvimento da expressão dramática (mímicas,representação de papéis,utilização de fantoches, sombras, adereços, máscaras etc)


Linguagem Matemática

®         Utilização de contagem oral de matériais concretos, noções de quantidade (muito, pouco), de tempo (cedo/ tarde, manhã/tarde/noite, ontem/hoje; amanhã) e de espaço (grande/pequeno, largo/estrito) em jogos, brincadeiras e músicas;
®         Percepção visual (cores primárias: (amarelo, azul,vermelho,branco) utilizar brinquedos e objetos diversos;
®         Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas, para que cada criança possa: empilhar, rolar, transvazar, encaixar, seriar, etc
®         Agrupamento conforme indicação: cores, formas, tamanho, etc;

Noções básicas de matemática
®         Forma – igual/diferente;
®         Textura – áspero/liso
®         Lateralidade – esquerda/direita, 
®         Quantidade – mais/menos, muito/pouco/nenhum; igual/diferente;
®         Dimensão – pequeno/grande; maior/menor; alto/baixo; grosso/fino;
®         Posição – dentro/fora, fechado/aberto, sentado/em pé, de costas/de frente, atrás/ ao lado, no meio/ em cima/embaixo, perto/longe;
®         Temperatura – quente/frio ou gelado;
®         Geometria – círculo/quadrado/triângulo


NATUREZA E SOCIEDADE
®         Datas comemorativas;
®         Estações do ano;
®         Meios de comunicação;
®         Órgãos dos sentidos;
®         Tipos de alimento e sua transformação;
®         Água e importância da água para a nossa vida;
®         Casa (tipos de casa, a minha casa),;
®         Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
®         Contatos e observação de  pequenos animais;
®         Cuidar de plantas e acompanhar o seu desenvolvimento;
®         Nosso corpo: partes do corpo, cuidado com o corpo;
®         Higiene do ambiente; (noções práticas de conservação e preservação)
®         Odores e sabores;
®         Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
®         Quem sou eu?
®         A creche (localização, pessoas que trabalham na creche com suas respectivas funções, os compartimentos e a rotina da creche);
®         A família;
®         A casa;
®         Transportes;
®         Profissões;
ARTES
O FAZER ARTISTICO

®         Trabalho com sucatas;
®         Apresentação artística (teatro, música);
®         Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessura, brochas, carvão, carimbo, etc. Por meio de tintas, água, areia, terra, argila, etc.E de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
®         Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
®         Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os materiais;
®         Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
®         Técnicas de pintura com tinta (soprada em canudo, com esponja, com carimbo, com conta-gotas etc.);
®         Desenho livre;
®         Apresentação de artes cênicas: dramatizações.  Músicas, danças, mímicas, recital de poesias etc
APRECIAÇÃO DAS ARTES VISUAIS
®         Observação e identificação de imagens diversas (leitura de imagens de pessoas, animais, objetos, cenas familiares, cores, formas, linhas, etc.);
ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
®         Colocar na boca pequenas quantidades de alimentos;
®         Mastigar com a boca fechada;
®         Mastigar bem os alimentos;
®         Não misturar na boca sólido e líquido, ingerir primeiro o sólido, em seguida o líquido;
®         Arrumar os brinquedos espalhados pela sala;
®         Cuidado com o material escolar e de uso pessoal;
®         Manter limpa e em ordem a sala de aula;
®         Colocar a cadeira no lugar após levantar;
®         Abrir e fechar torneiras;
®         Dar descarga;
®         Suspender a tampa do vaso sanitário quando usa-lo (menino);
®         Vestir camisa, blusa, camiseta.

SOCIALIZAÇÃO
®         Aprender a cumprimentar as pessoas (bom-dia, boa-tarde, boa-noite, até logo);
®         Pedir licença, por favor, obrigado, desculpa, (propor situações dramatizadas para que a criança possa usar o vocabulário citado acima);
®         Esperar a vez de falar, saber ouvir.

TEMAS TRANSVERSAIS – IMPORTANTES

·         Meio Ambiente (preservação, cuidado, nosso lixo precisa ter a sua casinha - coleta seletiva, o lixo nasce novamente - reciclagem)
·         Nossa Saúde depende dos nossos hábitos
·         Nosso planeta precisa ser bem tratado
·         Água fonte de vida na Terra

Observação: Todos os conteúdos de EI, sejam de natureza conceitual, atitudinal ou procedimental devem ser trabalhados de forma lúdica.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário