PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMACAN
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
-2010-
PROGRAMA PARA O GRUPO DE 05 ANOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
® Textos produzidos pelos alunos tendo o professor como escriba;
® Leitura compartilhada; (textos narrativos, conto, fábulas, poesias, trava-língua, bilhetes, embalagens, rótulos, panfletos informativos, de propaganda);
® Observação e manuseio de materiais impressos (livros, revistas, histórias em quadrinhos,fotografias, etc);
® Considerar os níveis de hipóteses de escrita e de leitura das crianças;
® Escrita e reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário; (uso da ficha com nome completo)
® Transmissão de recados e avisos, construção de frases;
® Descrição de gravuras; (criação de histórias tendo o professor como escriba);
® Reconto de histórias;
® Reconhecimento da base alfabética (cursiva, imprensa, maiúscula e minúscula);
® Lista de palavras, usadas de forma lúdica (brincando com palavras: construindo lista de frutas, brinquedos...) trabalhando a sonorização inicial (num momento) e depois a final;
® Formação de palavras no contexto: de brincadeiras, frutas, alimentos...
® Contato com a tecnologia da comunicação e informativa introduzindo os códigos da informática e o video (apropriado) adotando uma atitude crítica.
ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
DOMÍNIO DA EXPRESSÃO MOTORA
- Desenvolvimento e vivencia das formas de utilizar e sentir o corpo – trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, balançar, rodopiar, etc.
- Desenvolvimento da expressão motora global utilizando materiais e espaços próprios apetrechados para a prática da atividade(saltar obstáculos, passar embaixo de cordas, por cima, etc)
- Conhecimento, interiorização e vivificação do esquema corporal. (por meio de música e movimento, exercícios físicos psicomotores, toque, brincadeiras etc)
- Aquisição da lateralidade (brincadeiras, canções, jogos...
-Coordenação e dinâmica geral (atividades de socialização, brincadeiras – pular corda, bater palmas, pular em sincronia, rodar pela esquerda/direita, andar na ponta do pé, apoiando o calcanhar,
- Percepção e estruturação espacial.
- Desenvolver a motricidade fina relacionando-se com a utilização dos diferentes segmentos corporais – manipulando os diversos objetos do seu quotidiano: cortando papel com os dedos, coletando materiais pequenos com dedos em pinça, enfiando canudinhos em náilon, colando lantejoulas ou sobras de EVA, etc
- Aquisição de uma adequada organização e estruturação temporal. (através de músicas, brincadeiras, leitura de histórias, jogos que trabalhem o antes, depois, agora, ontem, hoje amanhã, etc.
-Produção de sons diversos em diferentes intensidade, altura, duração.
-Identiicação e representação de diferentes sons da natureza e do cotidiano;
-Utilização de dança como forma de ritmo produzido pelo corpo;
- Percepção auditiva de vários tipos de músicas: clássica, popular, instrumental...
-Desenvolvimento da expressão dramática (mímicas,representação de papéis,utilização de fantoches, sombras, adereços, máscaras etc)
LINGUAGEM MATEMÁTICA
® Classificar, ordenar, seriar, agrupar e comparar objetos em função de diferentes critérios;
® Comparação, associação, identificação de escrita numérica com registros não convencionais e convencionais;
® Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
® Geometria: círculo, quadrado, retângulo e triângulo, curvas abertas e fechadas;
® Orientação temporal: antes/depois, noite/dia, ontem/hoje/amanhã;
® Consciência do tempo – calendários, relógios, ampulhetas, … - Vivenciar e experimentar situações de deslocação no espaço, do próprio corpo e de objetos, verbalizando as ações através da representação gestual ou gráfica.
® Contacto, de forma lúdica, com medidas de capacidade (brincadeiras com água, …).
Contacto, de forma lúdica, com medições (altura dos meninos,...).
CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS:
® Textura – áspero/liso, duro/mole/macio;
® Distância: próximo/distante/entre;
® Espessura: grosso/fino;
® Posição – dentro/fora, fechado/aberto, sentado/em pé, de costas/de frente, atrás/ ao lado, no meio/ em cima/embaixo, perto/longe;
® Medidas – leve/pesado, cheio/vazio;
® Largura: largo/estreito.
® Sinais: +,-,=,¹ apenas a apresentação;
® Cores primárias e algumas secundárias (mistura de cores de forma lúdica)
NATUREZA E SOCIEDADE
® Eu (como sou?) – identidade, registro de nascimento-
® A Escola (creche) suas dependências e as pessoas que ali trabalham, suas funções;
® A história da escola/creche;
® Organização e funcionamento da escola/creche (regras, normas, direitos e deveres, cuidados com os materiais, rotinas básicas);
® O caminho de casa até a escola/creche (distância, meio de transporte, companhia, pontos de referência) endereço da escola;
® A sala de aula (o que tem, como é, precisa ser cuidada) e os materiais escolares importância e cuidado;
® O corpo humano; (partes principais do corpo e suas funções, cuidados, importância)
® Higiene do corpo e do ambientes (cuidados, conservação e preservação);
® Os cinco sentidos (importância e funcionalidade);
® Meus coleguinhas (nomes, do que gostam...);
® Minha família; (valorização da história de vida das famílias, reconhecimento de si próprio como membro de uma família, identificação dos membros da família, relação de parentesco);
® Percepção da existência de diferentes modelos de famílias e de diversos valores e costumes;
® A casa e suas dependências;
® As profissões e suas importâncias sociais;
® Os transportes - tipos;
® O transito – cuidados e importância -
® As comunicações – meios de comunicação
® Contato com a tecnologia da comunicação e informativa introduzindo os códigos da informática e o video (apropriado) adotando uma atitude crítica.
® As estações do ano;
® O Meio Ambiente – cuidados necessários
® Lixo – coleta seletiva e reciclagem – o lixo tem a sua casa;
® A água e suas utilidades; (observação e realização de experiências relacionadas aos estados físicos da água, observação dos fenômenos da natureza: nuvem,chuva...,experimentação com objetos que afundam, corpos que flutuam)
® Água potável importância para a saúde;
® Os animais;(características físicas, locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, bico/boca, pata/perna/garra, pêlo/pena/escama) e as necessidades (água, ar, etc.), importância na natureza
® As plantas; (partes do vegetal e funções), necessidades (água, ar, luz, terra) através da observação e realização de experiências; conhecimento das diversas fases do desenvolvimento do vegetal;
® Datas comemorativas;
ARTES
O FAZER ARTISTICO
® Criação de desenhos, pinturas, modelagens;
® Desenho a partir do que foi observado;
® Montagem de painéis, cartazes;
® Expressão corporal;
® Apreciação em artes visuais;
® Leitura de imagens diversas;
® Apreciação de suas produções e dos colegas;
® Utilização de refugos da natureza para produzir arte.
Apresentação de artes cênicas: dramatizações. Músicas, danças, mímicas, recital de poesias etc
ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
® Colocar na boca pequenas quantidades de alimentos;
® Mastigar com a boca fechada;
® Mastigar bem os alimentos;
® Não misturar na boca sólido e líquido, ingerir primeiro o sólido, em seguida o líquido;
® Arrumar os brinquedos espalhados pela sala;
® Cuidado com o material escolar e de uso pessoal;
® Manter limpa e em ordem a sala de aula;
® Abrir e fechar torneiras;
® Dar descarga e lavar as mãos;
® Suspender a tampa do vaso sanitário quando usa-lo (menino);
® Vestir camisa, blusa, camiseta; enfiar, amarrar e dar laços em cadarças;
® Colocar a cadeira no lugar após levantar.
SOCIALIZAÇÃO
® Aprender a cumprimentar as pessoas com gestos de cordialidade;
® Pedir licença, por favor, obrigado, desculpas. (propor situações dramatizadas para que a criança possa usar o vocabulário citado acima);
® Esperar a vez de falar, saber ouvir.
® Prestar favores e agradecimentos.
TEMAS TRANSVERSAIS – IMPORTANTES
· Meio Ambiente (preservação, cuidado, nosso lixo precisa ter a sua casinha - coleta seletiva, o lixo nasce novamente - reciclagem)
· Nossa Saúde depende dos nossos hábitos
· Nosso planeta precisa ser bem tratado
· Água fonte de vida na Terra
Observação: Todos os conteúdos de EI, sejam de natureza conceitual, atitudinal ou procedimental devem ser trabalhados de forma lúdica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário