PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMACAN
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
-2010-
PROGRAMA PARA O GRUPO DE 02 E 03 ANOS
Linguagem Oral e Escrita
® Ampliação de vocabulário (na rodinha, através de conversas informais, histórias, novidades, entrevistas);
® Aquisição, enriquecimento e relato de experiências (excursões, passeios, visitas, conversas);
® Participação em situações de leitura de diferentes gêneros, feita pelos adultos, como: contos, poemas, parlendas, trava-línguas, fabulas, contos – pequenos textos
® Observação e manuseio de materiais impressos (livros, revistas, histórias em quadrinhos, fotografias. Jornal etc);
® Interpretação de gravuras: fotos, imagens diversas, metade de uma imagem, ex: laranja, maçã...(Oral)
® Apresentação do nome; (através de crachás, de músicas, mural etc)
® Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita; (escrita de bilhete tendo o professor como escriba)
® Contato com as novas tecnologias da informação e comunicação, desenvolvendo a atitude crítica – educação para a mídia – introdução ao código informático –
® Visionamento de vídeos (curtos e adequados a faixa etária)
® Atividades lúdicas: aprender músicas variadas (movimento), rimas, advinhas brincadeiras folclóricas, jogos, dramatizações; jogral
ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
DOMÍNIO DA EXPRESSÃO MOTORA
- Desenvolvimento e vivencia das formas de utilizar e sentir o corpo – trepar, correr e outras formas de locomoção, bem como deslizar, balançar, rodopiar, etc.
- Desenvolvimento da expressão motora global utilizando materiais e espaços próprios apetrechados para a prática da atividade(saltar obstáculos, passar embaixo de cordas, por cima, etc)
- Conhecimento, interiorização e vivificação do esquema corporal. (por meio de música e movimento, exercícios físicos psicomotores, toque, brincadeiras etc)
- Aquisição da lateralidade (brincadeiras, canções, jogos...
-Coordenação e dinâmica geral (atividades de socialização, brincadeiras – pular corda, bater palmas, pular em sincronia, rodar pela esquerda/direita, andar na ponta do pé, apoiando o calcanhar,
- Percepção e estruturação espacial.
- Desenvolver a motricidade fina relacionando-se com a utilização dos diferentes segmentos corporais – manipulando os diversos objetos do seu quotidiano: cortando papel com os dedos, coletando materiais pequenos com dedos em pinça, enfiando canudinhos em náilon, colando lantejoulas ou sobras de EVA, etc
- Aquisição de uma adequada organização e estruturação temporal. (através de músicas, brincadeiras, leitura de histórias, jogos que trabalhem o antes, depois, agora, ontem, hoje amanhã, etc.
-Produção de sons diversos em diferentes intensidade, altura, duração.
-Identificação e representação de diferentes sons da natureza e do cotidiano;
-Utilização de dança como forma de ritmo produzido pelo corpo;
- Percepção auditiva de vários tipos de músicas: clássica, popular, instrumental...
-Desenvolvimento da expressão dramática (mímicas,representação de papéis,utilização de fantoches, sombras, adereços, máscaras etc)
Linguagem Matemática
® Utilização de contagem oral de matériais concretos, noções de quantidade (muito, pouco), de tempo (cedo/ tarde, manhã/tarde/noite, ontem/hoje; amanhã) e de espaço (grande/pequeno, largo/estrito) em jogos, brincadeiras e músicas;
® Percepção visual (cores primárias: (amarelo, azul,vermelho,branco) utilizar brinquedos e objetos diversos;
® Manipulação e exploração de objetos e brinquedos em situações organizadas, para que cada criança possa: empilhar, rolar, transvazar, encaixar, seriar, etc
® Agrupamento conforme indicação: cores, formas, tamanho, etc;
Noções básicas de matemática
® Forma – igual/diferente;
® Textura – áspero/liso
® Lateralidade – esquerda/direita,
® Quantidade – mais/menos, muito/pouco/nenhum; igual/diferente;
® Dimensão – pequeno/grande; maior/menor; alto/baixo; grosso/fino;
® Posição – dentro/fora, fechado/aberto, sentado/em pé, de costas/de frente, atrás/ ao lado, no meio/ em cima/embaixo, perto/longe;
® Temperatura – quente/frio ou gelado;
® Geometria – círculo/quadrado/triângulo
NATUREZA E SOCIEDADE
® Datas comemorativas;
® Estações do ano;
® Meios de comunicação;
® Órgãos dos sentidos;
® Tipos de alimento e sua transformação;
® Água e importância da água para a nossa vida;
® Casa (tipos de casa, a minha casa),;
® Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas;
® Contatos e observação de pequenos animais;
® Cuidar de plantas e acompanhar o seu desenvolvimento;
® Nosso corpo: partes do corpo, cuidado com o corpo;
® Higiene do ambiente; (noções práticas de conservação e preservação)
® Odores e sabores;
® Participação em atividades que envolvam historias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
® Quem sou eu?
® A creche (localização, pessoas que trabalham na creche com suas respectivas funções, os compartimentos e a rotina da creche);
® A família;
® A casa;
® Transportes;
® Profissões;
ARTES
O FAZER ARTISTICO
® Trabalho com sucatas;
® Apresentação artística (teatro, música);
® Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessura, brochas, carvão, carimbo, etc. Por meio de tintas, água, areia, terra, argila, etc.E de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.;
® Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
® Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com os materiais;
® Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
® Técnicas de pintura com tinta (soprada em canudo, com esponja, com carimbo, com conta-gotas etc.);
® Desenho livre;
® Apresentação de artes cênicas: dramatizações. Músicas, danças, mímicas, recital de poesias etc
APRECIAÇÃO DAS ARTES VISUAIS
® Observação e identificação de imagens diversas (leitura de imagens de pessoas, animais, objetos, cenas familiares, cores, formas, linhas, etc.);
ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA
® Colocar na boca pequenas quantidades de alimentos;
® Mastigar com a boca fechada;
® Mastigar bem os alimentos;
® Não misturar na boca sólido e líquido, ingerir primeiro o sólido, em seguida o líquido;
® Arrumar os brinquedos espalhados pela sala;
® Cuidado com o material escolar e de uso pessoal;
® Manter limpa e em ordem a sala de aula;
® Colocar a cadeira no lugar após levantar;
® Abrir e fechar torneiras;
® Dar descarga;
® Suspender a tampa do vaso sanitário quando usa-lo (menino);
® Vestir camisa, blusa, camiseta.
SOCIALIZAÇÃO
® Aprender a cumprimentar as pessoas (bom-dia, boa-tarde, boa-noite, até logo);
® Pedir licença, por favor, obrigado, desculpa, (propor situações dramatizadas para que a criança possa usar o vocabulário citado acima);
® Esperar a vez de falar, saber ouvir.
TEMAS TRANSVERSAIS – IMPORTANTES
· Meio Ambiente (preservação, cuidado, nosso lixo precisa ter a sua casinha - coleta seletiva, o lixo nasce novamente - reciclagem)
· Nossa Saúde depende dos nossos hábitos
· Nosso planeta precisa ser bem tratado
· Água fonte de vida na Terra
Observação: Todos os conteúdos de EI, sejam de natureza conceitual, atitudinal ou procedimental devem ser trabalhados de forma lúdica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário